Quem nunca foi vítima de mancha de gordura, molho de tomate, molho de soja, ou algo parecido?? Dá um desespero terrível em pensar que sua blusa/ camisa favorita chegou ao fim! Mas calma, existem soluções caseiras para remover muitas manchas do dia-a-dia. Essas receitas são de um Professor de Química têxtil do Senac. Olha só:

mancha1

1 – Macha de óleo:

Misture 1 colher de sopa de lustra móveis com 1 colher de sopa da detergente neutro e aplique sobre a macha com a ajuda de uma escova. Depois lave a roupa normalmente;

2 – Mancha de sofá:

  • Canetinha: Misture 3 colheres de sopa de lustra móveis com 2 colher de removedor e 1 colher de detergente incolor. Aplique sobre a superfície manchada; Depois tire o excesso com um papel ou pano seco. Para tirar o cheiro do produto aplique creme de barbear com uma faca de mesa e retire o excesso. Depois passe um pano seco para limpar completamente.
  • Mancha em couro/courino: Aplique creme de barbear ou lustra móveis e use um pano para secar e retirar o produto.
  • Mancha/ encardido de sofá de tecido: Aplique creme de barbear nas manchas e use um pano para secar e retirar o produto.

3 – Mancha de molho de soja:

Derrame uma boa quantidade de Limpa Vidros sobre a mancha e esfregue levemente com uma escova. Depois lave para retirar o excesso. Depois misture 1 colher de sabão em pó com 3 colheres de água sanitária e deixe agir sobre a mancha por 15 min. Depois é só enxaguar. Obs: se o tecido for colorido, faça um teste de cor para saber se o colorante é ou não resistente ao cloro.

Teste de cor:

Retire um fio do tecido, ou costura e deixe-o na água sanitária por 15 min ou mais, se ele não desbotar é porque ele tem resistência. Do contrário não.

4 – Manchas de Catchup ou Molho de Tomate:

Antes de tudo, remova o excesso com um papel-toalha. Depois, jogue água morna e detergente neutro sobre a mancha. Deixe agir por cinco minutos. Depois lave normalmente. A mancha será removida na lavagem.

5 – Mancha de graxa:

1 colher de sopa de lustra móveis, 1 colher de sopa de veja limpeza pesada (ou outra marca de limpeza pesada para fogão) e 1 colher de sopa de sabão em pó. Misture aplique sobre a mancha com uma escova até remover e depois enxague.

6 – Mancha de Manga ou Chocolate:

Misture 1 colher de sapão em pó com meio copo d’água + 3 colheres de água oxigenada (20,30 ou 40volumes). Aplique sobre a mancha com uma escova e esfregue cuidadosamente até sair depois enxague e lave normalmente.

7 – Mancha de Beterraba:

Misture 1 colher de sapão em pó com meio copo d’água + 3 colheres de água oxigenada (20,30 ou 40volumes) + 1 colher de lustra móveis. Aplique sobre a mancha com uma escova, esfregue cuidadosamente até sair depois enxague e lave normalmente.

8 – Mancha de Sangue:

Coloque a peça manchada submersa em soro fisiológico (9 g de sal em 1 litro de água) e deixe agir por 20 min. Depois lave normalmente.

9 – Mancha de desodorante (crosta):

Misture 2 colheres de removedor ( Varsol ou Similares ou Querosene doméstico + 2 colheres de solvente de tintas + 1 colher de lustra móveis. Misture bem  e aplique sobre a mancha  – Deixe de molho por 10 minutos  – esfregue com escovinha – movimentos de vai e vem até dissolver a crosta (cera). Enxague para retirar os solventes;

10 – Máquina de lavar:

Se você colocou uma roupa escura na máquina e esta manchou outra roupa, não a deixe secar com a mancha. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida rápida. A mancha irá sair!

Gostaram das dicas?

Beijos ;***

Anúncios

10 Receitas para Tirar Manchas

5 comentários sobre “10 Receitas para Tirar Manchas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s