2013 foi marcado por inúmeras manifestações por todo o Brasil apelando por mais justiça seja na própria legislação, na saúde ou no transporte público! Além disso, uma das principais causas defendidas pelos jovens que saíram as ruas foi: EDUCAÇÃO! Essa é a palavra unânime aborda  dos por todos para melhorar o futuro do país. Porém você já parou para pensar como anda o sistema de ensino do Brasil?

Em 20 anos houve uma revolução gigantesca em diversos setores como: automobilístico, tecnologia móvel, medicina, entre outros. Portanto a EDUCAÇÃO não evoluiu em NADA! Crianças do mundo inteiro, não só do Brasil, continuam indo para escola com um único objetivo: se formarem abelhas operárias.

As crianças não são incentivadas a estudarem e experimentarem coisas novas que sejam relacionadas com suas habilidades pessoais. São tratadas como seres iguais, obrigados a estudar a mesma coisa, para passarem em um vestibular e fazer uma  faculdade que elas não tem ideia, se gostam ou não. Como consequência, elas tornam-se adultos frustrados.

03

Acontece que em alguns lugares do mundo como EUA e Canadá, já estão surgindo formadores de opinião sobre um novo método de ensino. Um desses mentores é Logan Laplante, um garoto de 13 anos que deseja hackear, em suas próprias palavras, a educação convencional. O menino diz que quando os adultos lhe perguntam “O que ele quer ser quando crescer?” ele responde: “Feliz e saudável”!

Logan afirma que na educação, que todos pesam como “a coisa mais importante”, não é prioridade aprender como “ser saudável e feliz”. Para isso, seria necessário 8 tópicos diferentes de estudo:

  • Exercícios;
  • Dieta e nutrição;
  • Tempo com a natureza;
  • Contribuição e serviços;
  • Relacionamento;
  • Recreação;
  • Relaxamento e gerenciamento do stress;
  • Religião e espiritualidade.

01

Trabalhando esses tópicos as crianças seriam educadas se conhecendo melhor, aprendendo com suas próprias experiências e sem stress ou pressão, o que as faria muito mais criativas e inovadoras. Ou seja, as crianças seriam livres para estudarem aquilo que lhe pareça mais interessante! Ou você acha que é possível alguém ser bom em uma coisa e ainda saber tudo de: português, matemática ciências, história e geografia?

02

Em sua palestra na TEDx em 2013 ele dá exemplos de grandes gênios da atualidade que abandonaram o ensino convencional para lançarem suas próprias ideias e projetos que estão ajudando a mudar o mundo e fala mais sobre seu tipo de escola, que ele chama de “Hackschooling” escola de hackers. Veja o vídeo completo aqui:

Anúncios

Lutando por Qual Educação?

4 comentários sobre “Lutando por Qual Educação?

  1. Uauuu!! Adorei o post amore! Super informativo =)
    Realmente, temos de priorizar a educação… o problema no nosso país é que as pessoas “confundem” educação/formação escolar/conhecimento com educação/modos/boas maneiras.. junta-se a isto uma péssima infraestrutura, profissionais estagnados e mal pagos… é o que temos ai…. uma pena =(
    Quem sabe um dia esse programa realmente cressa por aki! hehe
    beeejo

    http://beautystopblog.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s