trepadeiras (4)

Sempre que ando nas ruas de São Paulo e me deparo com um muro coberto de trepadeiras, me pergunto “Porque mais pessoas não adotam o verde, para melhorar a saúde da cidade e, de quebra, decorar o muro das casas”?

O aumento de verde na cidade traria uma melhora incalculável na qualidade de vida das pessoas, graças aos benefícios fisiológicos das plantas tais como: isolamento térmico, isolamento acústico, aumento da umidade do ar, aumento da biodiversidade, filtro de poluentes, além dos benefícios estéticos e transcendentes como o alívio do stress!

As trepadeiras são plantas que de fixam em qualquer superfície, seja ela vertical ou horizontal e crescem rapidamente. As mais indicadas para muros são as trepadeiras sarmentosas, pois elas possuem caules adicionais, também chamados de gavinhas, que garantem a fixação da planta à parede, cercas, caramanchão e pergolados. As espécies mais comuns são:  amor agarradinho, flor de são João, hera, hera Inglesa, hera variegada, hera japonesa e unha de gato.

trepadeiras (2)

trepadeiras (3)

trepadeiras (1)

Além disso, cobrindo os muros com plantas, impossibilitaria a pichação. Não tenho nada contra grafite, aliás acho uma arte muito bonita e essencial para quebrar o cinza das grandes cidades, mas não acho saudável, nem bonito quem sai por ai pichando o muro dos outros. Grafite é legal quando é contratado ou cedido pelo proprietário do muro.

Conheça também o “Movimento 90ºC que propõe a cobertura de grandes prédios com jardins verticais:

Anúncios

Solução Verde

3 comentários sobre “Solução Verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s