Arte de Beatriz Milhazes

obras-beatriz-milhazes (3)

Ao ver um documentário esses dias sobre a arte brasileira, me deparei com o trabalho de Beatriz Milhazes. A carioca aos 54 anos é uns dos grandes nomes de arte contemporânea. Suas telas abstratas de tons vibrantes que remetem a cultura e o folclore brasileiro despertam o apetite de colecionadores pelo mundo afora. Em 2008, ela atingiu seu ápice vendendo uma tela, denominada “O Mágico” por 1 milhão de dólares.

Seu estilo desejável é um mix de modernismo, abstração geométrica com carnaval. Ele foi desenvolvido basicamente pela sua técnica de “decalque“, o qual ela pinta elementos geométricos, flores e arabescos em folhas de plástico e depois aplica sobre a tela, fazendo assim uma espécie de colagem que lembra técnicas artesanais, mas com resultado muito mais instigante e atraente.

obras-beatriz-milhazes (1)

As formas simples de fácil entendimento e o colorido lembram as obras de Romero Britto. Ao que parece, essa veia meio infantilizada, feita de elementos primários com um apelo a decoração está crescendo e mudando o conceito que arte moderna precisa ser necessariamente rabiscos e pinceladas de tinta.

Além disso, ao meu ver ambos os artistas tem uma pitada muito importante no seu trabalho: a alegria. Trata-se de trabalhos capazes de transmitir felicidade e positividade. Talvez, seja esse o segredo dessas obras conquistarem tantos entendidos e leigos em arte no mundo todo.

Beatriz também conta que dá expediente seis horas por dia em seu ateliê, no Rio de Janeiro. Ainda assim, produz não mais que dez telas por ano – tática que só aumenta o desejo dos colecionadores de adquirir seus trabalhos. Veja mais um pouco de suas obras:

obras-beatriz-milhazes (1)

obras-beatriz-milhazes (2)

obras-beatriz-milhazes (4)

obras-beatriz-milhazes (6)

obras-beatriz-milhazes (1)

Fonte: Google, Veja, Revista Gol, Wikipédia;

Anúncios

11 comentários sobre “Arte de Beatriz Milhazes

  1. Oiê! Tudo bem lindinha?!
    Eu também vi essa reportagem na TV dias atrás e amei saber que o Brasil está valorizando os artistas mais e mais, adoro o trabalho dela. Sabe que quando estive em Paris eu tive a oportunidade de visitar uma exposição com obras brasileiras e latinas e tinha algumas obras da Beatriz Milhazes, são maravilhosas, uma obra linda, o mix de cores e estilos é contagiante.
    Belo post!!
    Um beijinho e boa semana.

  2. Oi, Carol,
    Beatriz Milhazes é uma das melhores artistas do mundo e não só do Brasil. A reportagem que você viu provavelmente é a série do GNT com 8 episódios e artistas diferentes. Vale muito a pena ver!
    E sua matéria também ficou show de bola. Muito bem ilustrada. Parabéns!
    Abs, artista plástico Quim Alcantara | http://quim.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s