Descobrindo São Paulo: Parque Estadual da Cantareira

parque-estadula-da-cantareira (5)

Esse final de semana estive no Parque Estadual da Cantareira. Um lugar lindo e super preservado cheio de verde e paz localizado na Zona Norte  de São Paulo, no Horto Florestal. Fui acompanhada no namors e da cunhada e como era a nossa primeira vez fomos até a Pedra Grande, uma trilha pavimentada que a pé da em torno de 1h.

A Pedra Grande é ponto mais alto da trilha o que garante uma vista panorâmica da cidade toda. É lindo, além disso, lá você encontra um museu com exposição de fotos tiradas lá. Além disso, na região da Pedra grande tem diversas outras trilhas como “Das Figueiras” “Samambais”, “Bugios”, etc. Essa é uma sugestão interessante para quem está precisando arejar a cabeça e entrar em contato com a natureza.

parque-estadula-da-cantareira (7)

parque-estadula-da-cantareira (1)

parque-estadula-da-cantareira (4)

parque-estadula-da-cantareira (6)

O parque se estende por uma área de 7.916,52 hectares e possui 4 núcleos diferentes:

  • Núcleo Pedra Grande – Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal – São Paulo/SP. Foi o primeiro núcleo aberto ao público em 1989, oferece ao visitante a oportunidade de um contato de um contato direto com a Mata Atlântica, mesmo estando a apenas 10 km em linha reta da Praça da Sé.
  • Núcleo Águas Claras – Av. Senador José Ermírio de Moraes, s/n – Mairiporã. Aberto ao público em 2000, através de uma parceria entre o Instituto Florestal e a Congregação das Associações da Serra da Cantareira (CASC), seu nome deriva de uma microbacia em que a área está inserida, dando origem ao Ribeirão Águas Claras.
  • Núcleo Cabuçu – Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – Jardim São Luis – Guarulhos/SP.  O local foi aberto à visitação pública em 2008.
  • Núcleo Engordador – Av. Cel. Sezefredo Fagundes, (altura do nº 19100) – Jardim Cachoeira – São Paulo/SP. O nome Engordador é atribuído ao local que concentrava inúmeros córregos e riachos da região. Esses pequenos cursos d’água engordavam o rio Engordador e por isso ficou conhecido com este nome.

#FicaDica: A trilha só pode ser feita à pé pelos visitantes. Então é bom ir com roupa confortável e tênis de caminhar. Leve também um cantil com água. Ao longo do caminho tem bicas com água potável para você repor. Leve a câmera ou celular, a vista é incrível!

A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo das 8h às 17h. A entrada é R$ 9, 00 inteira e R$ 4,00 estudante. Crianças menores de 12  anos e idosos não pagam.

parque-estadula-da-cantareira (8)

parque-estadula-da-cantareira (9)

parque-estadula-da-cantareira (11)

parque-estadula-da-cantareira (10)

Beijos ;***

Anúncios

4 comentários sobre “Descobrindo São Paulo: Parque Estadual da Cantareira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s