01

Oi Gente, acho que todo mundo está sabendo do problema que a seca tem trazido para São Paulo e demais regiões. O reservatório da Cantareira está com apenas 5% da sua capacidade, ou seja, está acabando mesmo e como só temos previsão de chuva forte para daqui 15 dias o negócio é economizar água pra valer. Aqui em casa, tento economizar sempre, até porque odeio desperdício, de qualquer coisa mesmo: comida, energia, água, gás, dinheiro, em fim, sou bem eco-chata nesse sentido.

reservatorio-Jaguari-Sistema-Cantareira20111231-0030-size-598

Medidas drásticas precisam ser tomadas para não termos problemas futuros. Por isso, eu selecionei 10 dicas possíveis de fazer para você economizar água aí na sua casa.

1 – Lavar louça com torneira fechada. Isso deveria ser um regra com ou sem seca né…

lavar-louça-torneira-fechada

2 – Fechar a torneira para escovar os dentes. Teve uma caneca para pia e encha a metade apenas. Essa é a medida mais que suficiente para enxaguar a boca. No frio então é melhor ainda porque não molha a mão com água gelada.

gato-escovando-os-dentes

3 – Tomar banho rápido. 5-10 minutos. Sim é possível, porque se eu consigo você também consegue. Dica: nos dias de calor abra o chuveiro para se molhar, se ensaboe com o chuveiro fechado e depois abra novamente para se enxaguar. Parece besteira mas isso reduz drasticamente o volume de água gasto no banho. Além disso, lá fora, em países como a Europa, todo mundo faz isso normalmente.

com-economizar-água-banho

4 – Programe a máquina de lavar para 1 enxague e dose a quantidade certa de água conforme a quantidade de roupas. Tem gente que lava as roupas sempre com o tanque cheio, independente da quantidade. Não pode gente! Se sua máquina não tiver essa opção de volume, espere acumular bastante roupas para lava-las ou use uma bacia para deixar as peças de molho no sabão.

como-economizar-agua-_

5 – Além disso, vamos economizar roupa. Tem gente que troca de roupa toda hora e acumula muita roupa no cesto de roupa suja. Isso também prejudica o gasto já que as roupas terão que ser lavadas mais vezes. Por isso, antes de descarta-las pense se não dá pra você usar mais uma vez.

maquina-lavar-escolher

6 – Não deixe as roupas mofando dentro da máquina e não lave roupas demais se não tiver espaço para secar. Caso contrário elas vão ficar com cheiro de cachorro molhado e você vai ter que lavar tudo de novo.

200370244-001

7 – Lavar o chão com baldes e mais baldes de água não não. Use rodo, pano e algum produto de limpeza. Ou faça seus produtos usando pouquíssimas coisas. Olha esse vídeo:

8 – Lavar carro de mangueira também não dá. Está correndo pela internet produtos eco-friends que fazem a limpeza do carro inteiro gastando apenas 1 copo de água. É só assistir.

9 – Lavar calçada com mangueira pode menos ainda. Aliás esse deveria ser proibido na época de seca. Passa uma vassoura que tá bom gente.

3207706727_71789b5f71_z

10 – Outra coisa que ajuda a beça é o dosador da descarga. Ele solta um jato mais fraco para o nº1 e mais forte para nº2. Se seu botão for manual regule a quantidade adequada. Nos países gringos algumas pessoas dão apenas 1 descarga por dia, mas isso acho extremo demais. Já pensou o fedor?

dosador-descarga

Bom é isso, bora economizar, eu e o planeta agradecemos! 😀

Beijos ;***

Fonte imagens: google

Anúncios

10 Maneiras de Economizar Água

Um comentário sobre “10 Maneiras de Economizar Água

  1. Pingback: DIY: Reservatório de Água Móvel | Troca-Troca fashion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s