Reformando Armário com Tecido

reforma-armario-guarda-roupas-tecido-madeira-1

Esse final de semana eu trabalhei em um transformação que estava querendo fazer desde que mudei: meu armário de sapatos. Ele fica do lado do meu escritório, mas não tem nada a ver com o ambiente. Então resolvi comprar tecido e papel contact para testar qual é a melhor maneira de cobrir um móvel de madeira, sem tinta. Afinal, tinta faz muita sujeira né gente!

Para começar eu comprei o papel contact branco porque queria as laterais lisas e depois escolhi um tecido estampado com fundo fraco para fazer as portas. Acredita que achei colar o tecido muito mais fácil do que o papel contact? Sabe porque? O tecido cola facilmente com cola PVA o papel também cola mais faz muitas bolhas, tem que tem muita atenção na hora de colar!

Vejam o passo a passo para você fazer aí na sua casa, seja no seu guarda-roupas, armário, escrivaninha ou cômoda! Dá pra fazer em qualquer superfície plana.

Para cobrir seu móvel com papel contact, primeiro corte o papel do tamanho da superfície. Caso seja um porta ou tenha laterais inclua essas medidas. Depois comece de cima para baixo, alinhando bem o papel e colando delicadamente do centro para as laterais para não formar bolhas. Eu usei um cartão (desses de com targa) para retirar as bolhas. Se houver pregos e parafusos você deve pressionar em volta para o papel se ajustar ao relevo. Nesse armário eu cobri as 2 laterais e pequena parte da frente debaixo das portas.

reforma-armario-guarda-roupas-tecido-madeira-2

Com o tecido é um pouco diferente. Primeiro você deve escolher um tecido de algodão, pode ser tricoline ou tecido de decoração que é um pouco mais grosso e duro, mas dá certo. Além disso, você precisa de cola PVC (branca) e um pincel. Comece cortando o tecido nas medidas da área que você deseja cobrir. Na dúvida, deixe 1 ou 2 cm a mais, porque o tecido dede conforme você for colando e pode desalinhar e faltar em alguma lateral.

Inicie o processo passando cola na superfície de madeira, alinhe bem o tecido, você pode traçar uma linha reta de giz sobre o tecido para você seguir o alinhamento. Depois é só ir colando. Os tecidos de algodão colam facilmente sobre madeira e MDF. Também não formam bolhas e secam rápido. Se houver algum puxador no seu móvel, retire-o antes de colar. Não esqueça das laterais. Nesse ponto você pode aplicar cola por cima e por baixo do tecido para garantir que ele se fixe bem. Quando secar a cola irá sumir. Se sobrar tecido nas laterais é só cortar com um bom estilete ou uma tesoura.

reforma-armario-guarda-roupas-tecido-madeira-3

Agora veja como ficou de perto!

reforma-armario-guarda-roupas-tecido-madeira-5

reforma-armario-guarda-roupas-tecido-madeira-6

reforma-armario-guarda-roupas-tecido-madeira-7

Que tal? Beijos

Anúncios

17 comentários sobre “Reformando Armário com Tecido

  1. Pingback: DIY: Reformando Cadeiras | Troca-Troca fashion

    • Oi Afonsso, esse tecido chama-se Tecido Acquablock impermeável estampado. É da marca Karsten. Não sei o nome da estampa, mas você acha fácil em lojas de tecidos. Eu comprei na Niazi – na 25 de março.

    • Oi Rita, o tecido que usei é anti-mancha e anti-sujeira, (ele já vem com impermeabilização), então tem uma durabilidade bem maior que os tecidos comuns, por isso não precisa de verniz não. De qualquer modo o verniz só funciona em cima de tinta, tecido não adianta muito. Caso você não encontre esse tipo de tecido pode fazer com contact mesmo, ou vinil adesivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s