Moda: Será o Fim?

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Sabia que a moda que conhecemos hoje (MODA = Lançamento → Consenso → Consumo → Massificação → Desgaste)  está chegando perto do fim? Pelo menos é o que diz a pesquisadora e trendhunter holandesa Li Edelkoort, um dos nomes mais influentes do mundo da moda. Recentemente ela publicou o “Manifesto Anti-Fashion”, em que Li apresentou 10 motivos pelos quais ela acredita que a moda esteja por um fio. Dá uma olhada:

1. Educação: “Nas faculdades, ainda educamos os alunos para brilharem sozinhos, para serem estrelas disputadas por grandes marcas de luxo. Mas esquecemos que isso, na verdade, é a exceção. No século XXI esta realidade individualista está caindo por terra e o trabalho colaborativo faz muito mais sentido.”

2. Materialização: “Ao cortarem drasticamente os custos, as grandes empresas de moda estão levando a indústria têxtil e a mão de obra artesanal à falência. Como resultado, as faculdades deixam de ensinar criação têxtil e conceitos básicos sobre tecidos. Ou seja, é uma bola de neve que pode levar à quase extinção dos trabalhos manuais. É mais um conhecimento que se perde.”

3. Manufatura: “Com redes de abastecimento cada vez menores, o sistema precisou se reestruturar. Como? Recorrendo aos países de economia fraca. Assim, o lucro das marcas é ainda maior.”

4. Preços: “Para a moda, quase tão grave quanto a mão de obra escrava, é a mensagem que se passa com roupas tão baratas: Compre, use e jogue fora, como se fosse uma camisinha. As pessoas acabam não saboreando o que compraram e, pior, isto ensina aos jovens consumidores que a moda não tem valor. A cultura da moda acaba sendo destruída.

5. Designers: “Os grandes nomes do passado mudavam a sociedade, pois introduziam novas silhuetas, novas posturas e novas formas de movimento. Lembra as ombreiras dos anos 80? Elas mudavam a forma como a mulher se mexia. Pois hoje, os designers só querem reciclar tendências do passado. A energia deles está toda em criar bolsas e sapatos, a pedido do marketing. Eles quase não se preocupam com as roupas.”

6. Marketing: “Graças ao que ele se transformou, os produtos e a indústria são vistos só de uma perspectiva: a de como vender mais. Os designers são pressionados, produzindo coleção atrás de coleção, em busca de mais faturamento. Isto os esgota e mata a criatividade.”

7. Publicidade: “Os anúncios são repetitivos e fica difícil ler os valores da marca. Para piorar, as grandes publicações exibem em seus editoriais de moda exclusivamente as peças de grifes anunciantes. Como resultado, as pequenas (e novas) marcas nunca terão vez.”

8. Imprensa e Blogs: “Editores de moda com conhecimento e repertório estão sendo substituídos por jovens escritores sem especialidade nem perspectiva crítica. Eles generalizam e dão opiniões, ao invés de críticas profissionais.”

9. Varejo: “Não acompanhou a mudança dos tempos.”

10. Consumidor:“Os consumidores de hoje e de amanhã vão escolher sozinhos, criando e até desenhando o que vestem. Sem contar que Silicon Valley deu origem à primeira geração de super-ricos que não ligam para moda. A moda não vai recuperá-los. “Mas, vamos, sim, falar cada vez mais de roupas e é a elas que devemos levantar um brinde.”

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Resumo: Li acredita que não existirá moda, porque não haverá mais um trabalho sério em torno da construção da roupa. Com a expansão da indústria fast-fashion e sua aproximação do Prêt-à-porter, colher e distribuir tendências se tornou algo muito rápido e com vida útil muito curta.

Isso faz com que não exista mais uma moda marcante capaz de ditar uma época como acontecia no século XX. De fato, desde do começo do Século XXI a moda mudou muito: as décadas de moda se transformaram em anos e semestres. Eu me atreveria a dizer que a Moda até já acabou! Afinal alguém se lembra o que foi moda em 2001, 2002, 2003 e assim por diante?

Além disso, com tantas releituras do passado voltando à tona, não se sabe mais o que DE FATO está na moda! TUDO praticamente está na moda ou esteve em um breve período o que provoca a Extinção de uma Moda Real.

Por fim, Li levanta uma bandeira para a Alta Costura. A trendhunter acredita em um retorno triunfal, ocupando este vazio que a “moda” de hoje vai deixar. “É no ateliê de Alta Costura que encontramos um laboratório. A profissão de couturier se tornará cobiçada e esta forma exclusiva de costura inspirará todas as outras”.

Já vemos até resquícios desse endeusamento da Alta Costura. Pelo menos já existem várias manifestações do Slow Fashion valorização pelo Feito à Mão. E você, o que acha disso tudo?

Fonte: Living Design

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