A História da Arte através dos Calçados

arte-barroca-moda-1

Quem é apaixonado por sapatos, ou história da arte, ou ambos, vai achar, no mínimo, interessante a ideia do designer americano Nick Adelman que criou uma coleção de sapatos inspirada na arte e cultura de diferentes povos nomeada de “A Walk Through Art History” ou seja, Uma caminhada através da História da Arte.

Nick conta que projetou os sapatos pensando em uma somatória de arte de cada povo. Cada sapato possui design, paleta de cores e desenhos encontrados naquela respectiva cultura. O mais impressionante é a riqueza dos detalhes que dão um ar super contemporâneo para cada peça. Imagino esses sapatos sendo usados por Lady Gaga ou em um desfile de D&G e Alexander McQueen.

Agora vamos às belezinhas:

1- Arte Deco: é um estilo artístico geometrizado de caráter decorativo que surgiu na Europa na década de 1920, atingindo os Estados Unidos e outros países do mundo na década de 1930. Este estilo esteve presente na arquitetura, design industrial, mobiliário, moda e decoração.

sapato-art-deco-6

2 –Arte Barroca: floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. Caracteriza-se pelo esplendor exuberante e realista.

sapato-arte-barroca-2

3 – Arte Bizantina: está intimamente relacionada com a religião. Difundida em Constantinopla, possui influências Romanas, da Gregas e orientais. O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina que também é destinada para instruir e guiar espiritualmente aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores que eram tidos como deuses.

sapato-arte-bizantina-8

4 – Arte Celta: desenvolveu-se no século V a.C., basicamente em trabalhos de metal. Os celtas ornavam objetos de uso comum, como armas, armaduras, canecas e jarras, e faziam também algumas joias, trabalhando principalmente em bronze e ouro e empregando sofisticadas técnicas de incrustação. Caracteriza-se por fortes desenhos geométricos e espirais, muitas vezes combinados com formas animais estilizadas, em elementos abstratos.

sapato-arte-céltica-3

5 – Arte Chinesa: A China tem a mais longa tradição cultural do mundo, com uma história contínua de mais de 3.000 anos. Caracterizada pela serenidade e permanência das formas expressivas e pela rigidez de valores estéticos, a cultura chinesa procurou sempre, através das suas realizações artísticas a harmonia com o universo. Possui forte ligação ao budismo e a natureza em geral.

sapato-arte-chinesa-5

6 –Arte Egípcia: refere-se à arte desenvolvida e aplicada pela civilização do Antigo Egito, localizada no vale do rio Nilo no Norte de África. Todas as representações artísticas estão repletas de significados que ajudam a caracterizar figuras, a estabelecer níveis hierárquicos e a descrever situações. Caracteriza-se por linhas simples, formas estilizadas com desenhos bidimensionais.

sapato-arte-egípcia-1

7 – Arte Gótica: Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do Século XII, como resposta à austeridade do estilo românico. Caracteriza-se pela arquitetura com acentuação de verticalidade, normalmente retratada nas catedrais, assim como a expressão de maior peso simbólico: o vitral. Possui um estilo mais sombrio e emotivo.

sapato-arte-gótica-4

8 –Arte Grega: são as manifestações das artes visuais, artes cênicas, literatura, música e arquitetura,  que vão do período geométrico, até o fim do período helenístico. Na arquitetura sua grandes obras eram torno das colunas, que normalmente eram dispostas em formas retangulares. Já na escultura e pintura  era aparente a dimensão humana e o interesse pela representação naturalista do homem, quanto a tendência para o idealismo definido pelo rigoroso sistemas de proporções e de relações formais para as produções artísticas.

sapato-arte-grega-7

9 – Arte Islâmica: A importância da arte islâmica na história da arte é imensa, particularmente, na península ibérica, região que por séculos, em sucessivas conquistas e reconquistas, ocuparam povos que a criaram. Caracteriza-se por motivos decorativos geométricos e arabescos. As representações de humanos e de animais são excluídas de obras religiosas.

sapato-arte-islamica-10

10 – Arte Japonesa: atravessou inúmeras fases, realizando expressivas obras e construções. De modo geral, caracteriza-se pela utilização de cores fortes. A arte gravurista, era representada pelo , intimismo, e a magnífica junção de delicadeza e intensidade. Um exemplo de arte do Japão, no âmbito das artes cênicas, é o kabuki. Outro exemplo é oshie, a arte de fazer quadros de gueixas usando retalhos de fazenda coloridas.

sapato-arte-japonesa-9

Fonte: Stylo Urbano e Wikpédia;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s